quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Cristão x Tatuagens

   Muito polêmica essa questão, mas vamos tentar chegar a um consenso.. Geralmente quando se referem ao uso das tattoos como sendo pecado fazem referência ao texto bíblico de Levítico 19:28 ("Pelos mortos não dareis golpes na vossa carne; nem fareis marca alguma sobre vós. Eu sou o SENHOR") mas se formos contextualizar esse versículo esta Lei fazia clara referência aos Gentios que tinham essas marcas(tatuagens) obtidas em ritos pagãos, essa era uma lei para que o povo se santifica-se(ficassem diferentes dos outros povos)   assim como os  mandamentos que referem-se a não cortar o cabelo em redondo ou danificar as extremidades da barba (Lv. 19:27), nem todas as leis que foram dadas para separar Israel do restante das nações se aplicam da mesma forma.
         A Santificação proposta por Jesus é diferente, Ele examina os corações e as atitudes, não se sabe se uma pessoa é santificada olhando sua aparência, no Antigo Testamento mesmo Deus já havia demonstrado isso na escolha de Davi, quando Samuel julga pela aparência em 1Samuel 16:7 ("Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o SENHOR não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração.").
        A bíblia não faz condenação direta a tatuagem, muitos citam o texto 1Corintios6:19 ("Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?") mas este versículo refere-se a prostituição, veja o versículo anterior 1Co6.18 ("Fugi da prostituição. Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo.").
        É complexo falar sobre tatuagens, é claro que aqueles que as vêem como pecado não devem fazê-las pois se em seu coração há convicção que seja pecado você estará de fato pecando ao fazer, ainda tem a questão das artes que se põe como tatuagem, muitas são artes malignas, deve-se ter uma atenção redobrada a isso. Nunca pensei em fazer uma, mas não as vejo como escândalo. Certa vez um amigo meu usou um texto bíblico para defender seu pensamento de que Jesus teria tatuagem Apocalipse 19:16 ("E no manto e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos reis, e Senhor dos senhores.") não tem cabimento o pensamento dele, é indiscutível. 

       E você o que pensa sobre Tatuagens ?

   Abaixo segue uma resposta sobre o assunto do ex-satanista, hoje homem de Deus, Daniel Mastral do Ministério Guerreiros da Luz.



O que acha sobre uso de piercing e tatuagens em evangélicos?
    R. Não vejo nada de mal nisso, desde que as tatuagens não tenham temas satânicos ou perniciosos. Já vi evangélicos com tatuagens de "Jesus", ou com desenhos de flores, etc. Isso é inócuo. No velho testamento há condenação a marca no corpo. Mas no contexto da época, eram marcas feitas a faca, em consagração a entidades demoníacas. O caso dos Piercings, também. Mulheres furam a orelha. Outros furam o nariz! Conheço muitos homens e mulheres que são segundo o coração de Deus, são vidas integras, ilibadas, honestas, limpas e que amam a Jesus acima de todas as coisas e tem tatuagem ou usam piercing. Isso não muda o coração. Porém, também conheci muitos que usam terno e gravata e são podres, hipócritas, mentirosos, desonestos, e que tem prostituído a fé. Amam a si mesmos, embora tenham um rótulo evangélico. Deus esta interessado no coração, na vida. Não em sua aparência. Ou será que a aparência física de João Batista, vestindo pele de camelo, comendo gafanhotos e morando no deserto era símbolo de beleza física? Mas aos olhos de Deus ele já era grande diante do Senhor e cheio do Espírito Santo já desde o ventre materno. Não devemos 
julgar as aparências. Deus vê e se alegra com o coração!

Eu sinceramente já entrei em vários debates na EBD de minha igreja sobre isso, concordo com o que o Post acima diz e não creio que seja pecado.

E você o que pensa sobre isso ?

Um comentário:

  1. muito bom e esclarecedor esse texto. a gente precisa realmente ler e estudar a fundo esses temas e suas "bases bíblicas" pra entender realmente o que Deus e suas escrituras quiseram passar pra nóis. por exemplo:

    - como citado, fazia-se marca nos corpos com ferramentas em consagração a demônios. Isso é muito diferente de fazer uma tatoo para passar uma mensagem ou algo parecido!!!

    O que realmente Deus quer de nóis: adoração ou aparência?

    ResponderExcluir